INTELIGÊNCIA VERBAL
A inteligência verbal, lingüística ou cognitiva é estruturada mentalmente através do diálogo, da leitura e do raciocínio. Informações recebidas e informações processadas a nível verbal e não-verbal misturam-se para originar as resultantes do processo intelectivo-emocional, que são o pensamento e o comportamento, fontes criadoras e modificadoras do universo humano.
Por possuir inteligência verbal, o homem é um animal que pode ser programado neurolingüisticamente, ou seja, através da inteligência verbal, pode modificar padrões reacionais e comportamentais estruturados a nível de inteligência não-verbal ou inconsciente.
A racionalidade do ser humano está, principalmente, ligada ao seu processo de linguagem. A linguagem, por sua vez, originou-se e está ligada a características complexas, como a capacidade de manipulação, vivência social, percepção ambiental e corporal tridimensional. Estas capacidades, de modo retroativo, estão em constante processo de reciclagem e re-elaboração pelo processo lingüístico. A linguagem melhora o cérebro e o cérebro aprimora a linguagem.
PASSOS DO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA
- Estruturar circuitos primitivos de comportamento (fase intra-uterina).
- Distinguir sons e imagens.
- Associar estímulos sensoriais diferentes.
- Formar conceitos (aglutinar informações).
- Estruturar processos simples seqüenciais.
- Aglutinar processos simples em complexos.
- Comparar estruturas e processos (concluir).
- Diferenciar processos emocionais de processos lógico-verbais.
- Projetar situações a partir de elementos reais.
- Submeter os circuitos emocionais ao controle lógico-verbal.
- Resolver problemas.
- Criar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário